Offside – Fora de Jogo

ByKuma

31 de Março, 2023

Segundo reportam as chancelarias europeias acreditadas em Luanda, o jogo do 31 marcado pela seleção internacional da UNITA, treinada pelo bacharel ACJ, capitaneada pelo terrorista Gangsta, não se realizou por impedimentos vários, mas sobretudo por falta de público nas arquibancadas.

Houve incautos, idiotas, vulneráveis e oportunistas, uns a quem lhes lançaram o anátema da maldição outros pela permanente estratégia do medo, que tiveram receio de se expôr à censura das milícias, mas a multidão do dia a dia, que perdeu o medo e conquistou a liberdade, que confia na sua terra e abraça o desenvolvimento e o progresso, fez do 31 um dia normal ignorando ódios intestinos e beligerâncias fratricidas e viscerais, de quem se esconde da sua própria sombra.

Telefonei esta manhã para familiares e amigos, fui surpreendido pela surpresa deles pela minha curiosidade, sou do Huambo, sou Umbundo, e a anormalidade que percorria a minha mente, logo logo se metamorfoseou em saudade de um Xiua, um Ossipolo Enene, e um pirão Pala Pala com peixe seco, óleo de palma, Kissangwa ou Cathipembe. Ah Ah Condjo Iang, ame denda lumbili.

Mais uma vez impressionou a postura de João Lourenço, sem alarido, no recato da sua crença, com certeza aconselhado pelas autoridades de Segurança do Estado, deixou que a normalidade respondesse ao circo ruidoso, Gala dos prémios Sirius da Delloite com a presença da Primeira Dama, recepção aos novos embaixadores, visita à Feira na Zona Económica Exclusiva.

Sabemos todos que a seita criminosa não vai ficar por aqui, a próxima cena já está planeada, derrotada a força, mais um bandido escondido em Portugal ou no Botswana vai avançar até ao cansaço, a não ser que a democracia acione os seus recursos legais, e cumpra a missão de se salvar a si própria. Para tal, na próxima segunda feira, o Grupo Parlamentar do MPLA na Assembleia Nacional, deveria anunciar uma Moção de Censura à Oposição, e solicitar uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apuramento de responsabilidades políticas de Partidos ou deputados, e agir em consequência. Estas iniciativas deveriam ser anunciadas em Conferência de Imprensa, convocando toda a Imprensa Internacional.

É Democracia.