O carnaval em Luanda é sempre uma celebração vibrante e alegre que ocorre todos os anos. Aliás, ocorria, pois com a covid-19, esteve suspenso por dois anos.
O carnaval é um momento de festividade e diversão, e é uma óptima oportunidade para desfrutar da cultura da cidade e do seu povo.
Este grande evento atraiu pessoas de todo o país, bem como de outras partes de África e do mundo. A celebração durou vários dias e como sempre, tivemos desfiles, música e dança, tudo com muita folia e alegria.
Este ano, as festividades foram ricas em performances, figurinos e decorações que reflectiram a história e as tradições da cidade. A festa do povo contou com a presença do Presidente João Lourenço e da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço. O desfile começou por volta das 17h00 e terminou perto das 21h00. O União Twabixila, do município de Viana, foi o primeiro a exibir-se. No cômputo geral desfilaram 13 grupos, entre os quais o União Mundo da Ilha, vencedor da última edição, e que tem mais títulos conquistados (14).
Contudo, este ano o grande vencedor foi o União Recreativo do Kilamba na classe A, do Carnaval de Luanda, edição 2023. O grupo carnavalesco arrebatou cinco milhões de kwanzas, de acordo com os dados divulgados pela organização do evento.
Detentor de uma legião incalculável de seguidores, o grupo União Recreativo Kilamba escolheu para esta edição um tema de elevada importância sobre figuras e locais históricos do país. O legado está a ser transmitido. Poly Rocha, publicamente, apresentou o seu substituto como forma de passagem de testemunho. O acto mereceu muitos aplausos. A escolha do tema passou pela “aprovação” do público.
O grupo vai festejar o seu oitavo aniversário no dia 27 de Julho, com conquista e inovações. Ao longo deste percurso, o grupo tem sido resistente a preconceitos e a própria aceitação como um projecto inovador.
Eis a lista dos demais grupos e vencedores:
2.º-Uniao Jovens da Cacimba
3.º-União Kiela
4.º- União Nzinga Mbandi
5.º- União povo da Quissama