Excelentíssimo Senhor
Presidente da República de Portugal
Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa
Palácio Nacional de Belém
Lisboa
Excelência
Principio por apresentar os meus melhores e mais respeitosos cumprimentos.
Eu, Kuma Gomes, Cartão de Cidadão 7194140, na qualidade de Coordenador da Associação 4 de Dezembro, de inspiração democrata cristã, sirvo-me do presente acto para solicitar-Lhe o escrutínio público de uma informação chegada ao jornal digital em que colaboro “Tribuna de Angola”, sobre uma reunião bizarra, numa data estranha, e com patrocínios duvidosos, mas também com custos para o erário público.
A IDC do senhor Víktor Órban realizará no próximo dia 24 em Lisboa, com o patrocínio do senhor engenheiro Carlos Moedas e, estranhamente, colaboração da Fundação Gulbenkian, uma reunião em que tem na sua agenda matéria inadmissível contra o Estado de Angola e o seu Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, dando visibilidade a uma clandestinidade desafiadora de estabilidade levada a cabo pelo líder da UNITA, bacharel Adalberto Costa Júnior, financiado pelo grupo dos corruptos foragidos da justiça e que, estranhamente, têm encontrado abrigo em Portugal, como Vsª.Exª tão bem sabe.
Estarão ainda presentes na dita reunião, além do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Sissoco Embaló da Guiné-Bissau e Patrick Trovoada de São Tomé e demais vários líderes africanos, Eddie Komboigo do Burkina Faso, Hajo Rakotondrainibe do Madagáscar e também representantes da RENAMO. Estará também presente o ex-presidente da Colômbia que tem feito da Guiné Bissau um entreposto do narcotráfico.
Haverá mesmo uma recepção na Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.
O presidente da Associação dos Empresários portugueses em Angola, A. Coutinho, entende mesmo estranha e inoportuna a estranha reunião, sobretudo em Lisboa, com tantos inconvenientes à volta da mesa, declarados inimigos da Lusofonia.
Crente de que VsªExª tomará as necessárias providências para que, uma vez mais, não haja mal entendidos que firam a dignidade dos portugueses.
Muito respeitosamente.
Kuma Gomes