‘African Queens’ vai ser a nova série de documentários da Netflix

ByTribuna

27 de Janeiro, 2023

A Netflix anunciou uma nova série de documentários chamada ‘Africa Queens’ e vai estrear no próximo dia 15 de Fevereiro.

A série é produzida por Jada Pinkett Smith (esposa do bem conhecido actor norte americano Will Smith). O primeiro episódio será dedicado à lendária rainha angolana Njinga. A Netflix já lançou o trailer oficial da sua próxima série de documentários baseada nas rainhas africanas mais proeminentes.

A primeira temporada começará com a vida de Njinga, a rainha guerreira de Ndongo e Matamba, do século XVII, da Angola moderna. A primeira governante do país, Njinga, ganhou a reputação de sua mistura de habilidade política e diplomática com proezas militares e tornou-se um ícone de resistência na luta contra os colonos portugueses. Alguma confusão circula em torno da grafia correcta do nome da rainha, já que diferentes historiadores se referem a ela como Njinga; o seu nome nativo era Ngola Njinga. Já o seu nome cristão era Ana de Sousa.

Smith considera esta série um projecto de paixão dela. Já antes ela tinha salientado: “Como mãe de uma jovem negra, é imensamente importante para mim que ela aprenda as lições das rainhas africanas que abriram o caminho para o nosso sucesso e o sucesso de gerações de mulheres negras. Sou muito apaixonada e estou entusiasmada por trazer as histórias e lições dessas mulheres poderosas à luz, com o intuito de mostrar a sua força, liderança e influência inegável na história.” reforçou Smith.

Esta série terá duas temporadas e o seu objectivo é misturar a dramatização com recontagens factuais de historiadores em quatro episódios de 45 minutos. ‘Africans Queens’ surge através da produtora executiva Jada Pinkett Smith e do serviço global de streaming, enquanto trazem vida às muitas potências femininas que moldaram a África pós-colonial.

Escrito pelo contador de histórias nascido no Quénia Peres Owino e pela diplomata britânica NneNne Iwuji, foi produzida pela Smith’s Westbrook Studios e o estúdio de cinema independente Nutopia.