Absolvições garantem que os tribunais são independentes

ByTribuna

23 de Fevereiro, 2022

Aqueles que gritam que os tribunais são politizados e não são independentes andam confusos, pois agora vêm gritar acerca de absolvições nesses mesmos tribunais.

Nos últimos tempos as absolvições têm abundado em casos mediáticos em Angola, contrariando as pretensões da polícia e do PGR.

A 6ª Secção do Tribunal Provincial Luanda absolveu onze taxistas acusados de participaram de um Motim que resultou na vandalização, no município do Cazenga, de uma ambulância do Centro Médico da Paz. A mesma Secção absolveu também uns ex-militares acusados de quererem fazer um golpe de estado para depor o Presidente. O Soba Muacapenda foi absolvido de uma série de crimes no Cafunfo. E muitos mais exemplos se poderiam apontar.

A realidade é esta: os tribunais começam a funcionar de forma independente e imparcial e a fazer justiça. Este é um avanço fulgurante de João Lourenço. Ainda falta fazer muito. Falta. Mas os passos estão dados e os juízes já se sentem à vontade para decidir de acordo com a lei e a consciência.

Essa é a verdade. O próximo passo é aprender a respeitar as decisões dos tribunais, quando se gosta e quando não se gosta.