Danos colaterais

ByKuma

11 de Novembro, 2021

Tarefa ingrata monitorar e rastrear arruaceiros que se dedicam profissionalmente à acção subversiva, as redes digitais proporcionam uma camuflagem perigosa, e os principais atributos dos usuários é o arbítrio e a ideia de impunidade, são crimes dos tempos modernos que desafiam permanentemente o Estado de Direito e minam a Democracia.

Angola assiste a uma avalanche de desafios internos e externos provocados por um grupo de malfeitores associados a um nome, ACJ é a senha da impunidade e da anarquia, a corrosão é de tal forma fatal que nada nem ninguém é imune, basta não pertencer ao cartel do medo, mesmo no próprio quintal.

A Justiça em democracia tem dificuldade em balizar o crime público, o esforço das instituições é titânico, mas pactuar com o crime ou menosprezar os seus efeitos, é um desafio colossal à Autoridade do Estado, a exigência não pode ser confundida com fraqueza, e a imunidade não pode ser escape para afronta à dignidade da cidadania.

ACJ e Abel Chivukuvuku protagonizam uma série de desafios que incitam a terra sem lei, lideranças, coligações, ilegitimidade representativa, um somatório de indecência intelectual e política que denigre os mais elementares requisitos da tolerância democrática.

Acresce ao bornal hediondo a mentira, chega a ser ridículo o exercício de legitimação política, não obstante somas volumosas gastas no Pacto com os Marimbondos, nada de relevante tem sido conseguido para além do ruído pressionante no SOVISMO; ontem mesmo em Bruxelas, acantonados na parte superior do Túnel da Rue Loi, junto à rotunda Robert Schuman, onde a expressão do manifesto foi considerada pela Prefeitura de Polícia de Saint Gilles, residual sem motivo expressivo de preocupação. Angolanos residentes na Bélgica não passavam de uma dezena, havia turistas de Lisboa e Londres. Ridículo!!!

Temos exemplos análogos deste rolo compressor que deram em tragédia, a perspetiva do Poder cega e a impetuosidade alucina, ninguém pode estar acima da Lei e da Ordem Pública, sob pena do avolumar da rua assumir proporções descontroladas.

Enquanto não houver consequências visíveis da ação da Justiça, enquanto não forem demarcadas responsabilidades ativas e passivas de cariz terrorista, assistiremos ao enfraquecimento do Estado e ao crescimento constante da anarquia.

Amanhã pode ser tarde de mais…!!!