A plataforma de streaming Netflix encomendou à atriz e cantora norte americana Jada Pinkett Smith e duas temporadas de uma série documental sobre duas importantes e marcantes rainhas africanas. A série, ainda sem título e data de estreia definitivos, mostrará, na primeira temporada, a vida e reinado da polémica Cleópatra, a rainha do Egito; e na segunda revelará a história fantástica de Njinga (Ginga Ambande), a rainha guerreira e diplomata angolana, que governou durante 32 anos, no século XVII, naquele que hoje é boa parte do território de Angola, os reinos de Matamba e Ndongo.
A série, em estilo documentário dramático, ainda não tem data de estreia definida, mas será escrita por Peres Owino, a escritora e atriz de origem africana que vive nos EUA, e mostrará documentos históricos, visitará lugares onde os factos ocorreram e será pintada com entrevistas com historiadores, conservadores e documentaristas.
“Como mãe de uma jovem africana, é imensamente importante para mim que ela aprenda estas lições sobre as rainhas lideres africanas que lançaram as raízes do nosso sucesso na atualidade”, declarou Jada Pinkett Smith ao site Deadline, assumindo estar “muito empolgada por trazer à luz do dia as histórias e as lições destas mulheres poderosas, destacando a sua força, resiliência, liderança e marcas na história da humanidade, em particular no continente africano”.
As destemidas que também se apaixonaram
A segunda temporada desta série, tal como já foi revelado, vai destacar a história da rainha Njinga, a complexa, cativante e destemida monarca angolana do século XVII que do interior do território decretou guerra aos colonizadores e com eles estabeleceu a paz. Njinga, a rainha guerreira, foi a primeira rainha a decretar leis e ganhou a reputação de ser um ícone de resistência militar, destreza política e habilidade diplomática. Governou entre 1631 e 1663.
A série também revelará um lado feminino e dócil das duas rainhas, que também se apaixonaram e tinham desafios intelectuais, muito acima da média das mulheres do seu tempo.