O angolano Bráulio Tchípia, de 21 anos, mais conhecido no mundo da moda como Mustafar, está a fazer um sucesso estrondoso nas passerelles do Brasil. O manequim nascido em Namibe, que se mudou para a metrópole de São Paulo para concretizar o sonho de se tornar arquiteto, foi “caçado” por olheiros do mundo da moda brasileira e, em menos de um ano, transformou-se na nova coqueluche das marcas nacionais e é capa de revistas de moda que circulam no Brasil, como a GQ.
O jovem modelo angolano, que até não gostava de tirar fotografias, está a um palmo de se tornar um dos mais requisitados manequins a nível mundial. “Não achava os meus traços bonitos”, confessa ainda tímido Mustafar, que adotou como nome artístico aquele atribuído por Hollywood ao planeta vulcânico de lava negra e quente da saga cinematográfica Star Wars.
A desenvoltura de Bráulio Tchípia chamou bastante a atenção dos agentes, dos estilistas, das marcas de roupa e do público atento ao mundo da moda durante as recentes apresentações virtuais da conceituada São Paulo Fashion Week.
O modelo natural de Namibe debutou com roupas das griffes Modem e Anacê e, nas flash interviews, provou não ser apenas um palmo de cara ou corpo: “Quero mostrar que todos têm a capacidade de conquistar o que sonham, que podem inspirar as pessoas a serem melhores, não importa sua origem ou o lugar onde você está”, remata.
Oportunidade de ouro
Sem desistir do curso de arquitetura, que poderá demorar mais tempo a ser tirado devido à nova e promissora carreira, Bráulio Tchípia assume que a sua surpreendente profissão de modelo é, além de uma excelente oportunidade de ter uma vida melhor, uma forma de incrementar a sua autoestima. “Houve uma época em que eu não gostava de aparecer em fotos. Em muitas delas baixava a cabeça ou olhava para o lado, porque não achava os meus traços físicos bonitos. Hoje, tenho orgulho de quem eu sou e de como sou. Isso elevou a minha autoestima. Foi muito importante para mim, pois com isso comecei a sentir-me melhor”, revela.
Mustafar é uma das recentes apostas da super agência de modelos paulista WAY Model e é diretamente agenciado por Anderson Baumgartner, um empresário que, junto com o irmão, Fabio Bartelt, são dois dos mais conhecidos e conceituados caçadores de novos talentos de moda no Brasil.