O Negativo e Positivo

ByKuma

31 de Agosto, 2025

O negativo deste meu escrito já está enferrujado, já dói de tanta declínio mental, e está associado a Marcolino Moco, que diante das movimentação políticas face ao seu posicionamento, veio, desesperado, apelar ao Senhor Presidente da República, para dialogar com os mais velhos porque ainda está a tempo de salvar a situação. Salvar o quê? Salvar Marcolino Moco?

É que o antigo primeiro-ministro e ex-titular de tantos cargos públicos e partidários, está a ser excluído como valor residual, por todas as forças políticas, daí o apelo a João  Lourenço, que não há muito tempo era o coveiro de Angola, nos escritos deste intelectual da “Tuji”.

Mas também temos sinais positivos, como aqui tantas vezes referimos, há gente séria que infelizmente estão informados por repetidas informações dos detratores de Angola, é o caso de Jardo Muekália, que no regresso à sua terra depois de ingressar no PRA-JA, viajou pela Huíla, Moxico e Lundas, e ficou surpreendido com a qualidade das infraestruturas, com serviços de qualidade, foi confrontado com uma realidade que as oposições teimam ignorar.

O cheque foi tão grande que contrariando qualquer posição do Partido, apelou ao diálogo no País como forma de encontrar consensos e abraçar objetivos que conduzam Angola a uma nova estrutura para o desenvolvimento. Isto é um sinal positivo de um homem esclarecido, dissidente da UNITA do bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, e se demarca do PRA-JA, e procura  uma via de concertação social e política, trazendo à tona a ideia de que ainda há gente séria em busca de soluções que refletem modernidade.

Arrisco-me mesmo a manifestar a minha convicção que o Senhor Presidente da República, tem em Jardo Muekália e Alcides Sakala, dois diplomatas experimentados, com quem pode dialogar para alicerçar a construção de uma Nova República.
A verdade só pode ser encontrada por homens livres.
O Estado só pode servir exigindo meritocracia.
A Liberdade, Democracia e Fraternidade, só se conseguem com Ordem, Exigência, e respeito pela Coisa Pública.

Esta Angola de sonho e esperança, só pode ser conquistada pelos angolanos.
É urgente não ter pressa, é inadiável determinação e transparência.