Silêncio e subalternização

ByKuma

10 de Agosto, 2025

Pegando da intervenção do líder da UNITA, no Icolo e Bengo, o bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, vemos um hino à hipocrisia, uma grande mentira sem vergonha, é uma realidade distorcida de um passado e presente em que tenta esconder uma partilha de responsabilidade daquilo que foi uma desgraça que se arrasta até aos dias de hoje.

As desigualdades abissais entre ricos e pobres decorrentes do saque do Erário Público, fizeram muitos ricos no MPLA, mas também fez alguns ricos na UNITA, comeram todos do mesmo banquete, as elites ricas são hoje cúmplices da tal Bolha que que reage em conjunto contra o fim das mordomias.

Os ricos da UNITA também vivem em mansões de luxo, têm casa no estrangeiro, têm os filhos a estudar em Lisboa, em Joanesburgo ou em São Paulo, viajam em executiva nos aviões, circulam em carros de luxo, têm fazendas, e só vestem roupa de alta costura e usam perfumes de Paris.

O Povo não esquece, mas infelizmente não sabe tudo, antes de 2017 saiam aviões de Luanda fretados, repletos, diretamente para o Algarve, para festas de arromba de fim de semana, partiam de Luanda voos com adeptos, com lugares cativos, para ver o Benfica jogar, eram recebidos com banquetes no estádio, e tinham um cabaret “Elefante Branco” que abria em exclusivo para eles e convidados, e eram vistos ricos dos dois lados, Higino Carneiro abraçado com Baptista Tchindande.

É uma covardia do bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, acusar João Lourenço sem que faça um levantamento do novo riquismo na UNITA, ele mesmo comprou uma casa no Porto, em Portugal, a troco de diamantes de Angola. Quantos angolanos tiveram esse privilégio?

Os muito ricos, causadores das assimetrias económicas, os exploradores da riqueza de todos, são uma seita criminosa que hoje tem na Realidade

Paralela em que se transformou a UNITA, um abrigo em busca de arruaças, em busca de bloqueios governativos, com o objetivo único de derrubar, julgar e aniquilar João Lourenço e Fernando Miala, e fazem-no porque desfrutam de uma liberdade e democracia, que no tempo de Fernando da Piedade Dias “Nandô” dos Santos, pagava-se com a vida. Isso mesmo sabe Lukamba “Miau” Gato, que jurou vingança até à morte. Ou é mentira? 

Quantas malas de dólares foram deixadas pelo caminho, ou levadas por Paulo Jorge, Lopo do Nascimento, França N’Dalo? Ou alguém tem dúvidas que a guerra, a partir de certo momento foi um jogo para esconder o enriquecimento ilícito, transformou-se nas duas faces da mesma moeda. 

É esta dor que faz gemer esta UNITA que deixou de receber as benesses da partilha do saque, é uma história que está por contar e que hoje parece esquecida, foram os angolanos que sofreram, que choraram, que morreram nas mãos  dos que hoje querem derrubar João Lourenço, porque não cedeu às permanentes ameaças,que definitivamente travou as tremendas injustiças que bloqueavam o desenvolvimento, e que como Presidente da República já disse ao mundo que a roubalheira acabou, daí o respeito que desfruta entres os seus pares. 

Falta a ruptura total do Regime, para que uma Nova Constituição dê a élan a um Novo Sistema, isto só é possível com uma Nova República.