Já não é uma ideia que sustente estratégias e narrativas como aquelas que a Oposição angolana, toda ela, incapaz de se impor como alternativa com argumentos junto do eleitorado, apela muitas vezes uma série de elementos externos como forma de desgastar a governação que vai somando uma série de conquistas nunca antes conseguidos.
O mundo, mesmo o especulativo ou saudosista está a perder voz, está a ficar sem espaço, nada que seja clandestino consegue lugar no mundo moderno, e mesmo alguns maldizentes foragidos, já não acreditam em alternativas que não sejam uma negociação com o Estado e com quem o detém mandato dos cidadãos livremente plasmado em eleições livres e democráticas.
Daí a cedência que o Senhor Presidente da República ao encontro com o líder da Oposição, ter assumido uma importância que está a gerar confrontos políticos na UNITA na véspera do Congresso. Por sua vez, sem que alguém o tivesse imaginado, o bacharel tirano psicopata mentiroso terrorista ACJ “Betinho”, ultrapassou em contra-mão o oponente Abel Chivukuvuku, por sua vez, publicamente, João Lourenço assumiu clara e politicamente, o papel do grande senador do Estado, de reserva ética e moral da Nação.
A Oposição que tem tentado no espaço e no tempo vulnerabilizar o Estado e instigar maldosamente os governantes, e dadas as circunstâncias já não está em condições de se apresentar higienizada em 2027, tem quadros irrecuperáveis, inadaptáveis às exigências democráticas, e uma nova geração terá de dar provas de estar à altura de acompanhar os desafios do País, cada vez mais exigente pelas responsabilidades que vai assumindo globalmente.
Nos últimos dois dias, ainda esta manhã, chegaram-me informações de amplas discussões madrugada fora, que confirmam ensaios para uma política activa em busca de um governo de Unidade Nacional até uma Revisão da Constituição, isto mostra a teimosia da UNITA, todos os seus pedaços fragmentados, insistem numa teimosia doentia, seria uma estupidez o MPLA, que dispõe de uma Maioria Absoluta, entregar o seu pecúlio a uma bolha contaminada de derrotas.
Eu não acredito, e até que haja sinais de uma verdadeira mudança no Partido, não pode haver cedências, qualquer aproximação obedecerá a taticismos ou a uma convicção de que a rejeição popular é irreversível.