Nos anos 70 do séc.XX, na estrada estreita entre os canaviais da Cassequel, que iam da ponte do rio Cavaco à ponte do rio Catumbela, era frequente os automobilistas dizerem que surgiam imagens de defuntos famosos a pedir boleia, vivia-se o pânico como pode constatar-se nos jornais de Benguela e do Lobito de então.
Politicamente, nada melhor que escolher Benguela para o moribundo Adalberto Costa Júnior, surgir como fantasma a defender a vitória da FPU, relegando a UNITA para as calendas gregas, revelando um desnorte hilariante, mas que nada mais é do que um certificado de menoridade à oligarquia déspota familiar do Galo Negro.
Associado a Abel Epalanga Chivukuvuku, que está a sentir a liderança do PRA-JA a escapar-lhe pelos dedos, para isso já adiou o congresso eletivo para 2026, o bacharel ACJ “Betinho”, também quer, em conjunto, avançar com a FPU, porque também ele sabe que irá perder a liderança da UNITA em 2025.
Enfim,vamos assistir a um somatório de ilegalidades, que a meu ver, exigirá atenção redobrada das autoridades, para que não tenhamos fissuras na nossa Democracia.
Temos assinalado aqui na nossa/vossa Tribuna de Angola, que vivemos um tempo novo, estamos em plena implantação de uma Nova República, o nosso País vai no pelotão da frente, estamos a par do Brasil e Cabo Verde no desenvolvimento económico, e a nossa Angola atingiu um estágio que a coloca como subscritora ativa de todos os Organismos Internacionais, que não se compadecem com aventureirismos, e repito, ou a UNITA emerge de cara lavada ou fatalmente ficará pelo caminho.
Temos agora mais um triste retrato em África, Venâncio Mondlane que sonhou com Moçambique a seus pés, vive agora o pesadelo da solidão, é um homem só, nem os parceiros de Partido o aceitam, restam-lhe dois caminhos, o de mártir, que seria um erro estratégico fenomenal da FRELIMO, ou a indigência consequente da sua aventura, infelizmente temos em Angola similitudes crónicas, o bacharel ACJ “Betinho”, o terrorista Dembo Gangsta, a incendiária Paula Roque, e outros insignificantes.
Também Tchizé dos Santos recebeu uma má notícia, o embaixador Nunda foi exonerado, esta atitude do Senhor Presidente da República apenas pecou por tardia.