A hora dos palhaços

ByAnselmo Agostinho

30 de Novembro, 2024

Como era de esperar a visita de Joe Biden a Angola, está a trazer uma imensa palhaçada ao de cima. Activistas de sofá ou de ar condicionado procuram descobrir ofensas aos direitos humanos debaixo de cada pedra esquecida em Angola. Durante os tempos mais difíceis nunca se preocuparam, agora colocam em causa as decisões de tribunais legítimos e esquecem-se da violência muito maior nos seus países financiadores.

A maior parte destas ONGs são racistas-gananciosas, convém-lhes sempre pintar África como o pior dos mundos para obter financiamentos, mas esquecem-se dos progressos que as lideranças africanas, sempre debaixo de preconceitos racistas têm estado a desenvolver.

Outros palhaços surgem nas vestes de especialistas que vêm falar sobre o que não sabem. De repente, florescem mil especialistas sobre Angola e os EUA. Sabem tudo sobre Trump e o Corredor do Lobito…dizem banalidades, analisam Trump à luz dos medos europeus, não percebem patavina do que está em causa com o Corredor do Lobito.

Já Nicolau de Cusa escrevia sobre a Douta Ignorância. Agora vamos ter os Doutores Ignorantes a dizer disparates sobre Angola, EUA, Biden, Trump e o Corredor do Lobito durante uma semana. Felizmente, depois de uma semana de disparates e banalidades vão falar doutro tema…com a mesma Douta Ignorância.

Infelizmente, é o que temos da Europa para África: ONGs racistas e sôfregas de dinheiro e doutores ignorantes.