A formação reativa é um dos mecanismos de defesa da mente, descritos por Freud, em que o sujeito adopta comportamentos e sentimentos que são diametralmente opostos ao desejo ou pensamento real.
É o que acaba de fazer Abílio Kamalata Numa num simulacro de comício no Cacuaco.
Primeiro começou por dizer que os analistas que afirmam que a legalização do PRA-JÁ vai enfraquecer a FPU não sabem nada. Segundo, Numa a legalização do PRA-JÁ fortalece a FPU.
Viu-se bem que tem medo do PRA-JÁ, está aflito, por isso diz o contrário.
Depois puxou a queda da RENAMO em Moçambique, garantindo que a UNITA nunca vai passar a terceira força. E repetiu. Está aflito. A verdade é que Numa tem medo que a UNITA caia para terceiro devido às alianças contra a natureza do partido com as Dos Santos que o seu líder fez.
Finalmente, veio fazer rasgados elogios ao bacharel Adalberto, até disse que ele era bonito. Mas não é bajulação. É ódio ao bacharel, desejo de o tirar do poder.
Numa está aflito e engana o povo. Tem medo e anuncia que a UNITA tem uma estratégia em 2027 que vai surpreender o MPLA. As eleições não se ganham com surpresas, mas com trabalho, coisa que a UNITA não faz.