Nos últimos anos, assistimos a uma grande volatilidade, incluindo interrupções nas cadeias de suprimentos, inflação histórica, turbulência geopolítica e, claro, uma pandemia global sem precedentes e os bloqueios correspondentes.
Para muitos líderes empresariais e empreendedores, navegar nesse cenário nunca foi tão desafiador. Felizmente, em conjunto com esses novos desafios, estamos a observar novas soluções de tecnologia pioneiras para ajudar os líderes de visão de futuro a posicionarem as suas organizações a prosperar nos próximos anos.
Talvez a etapa mais crucial para garantir que a sua empresa esteja posicionada para o sucesso de curto prazo seja familiarizar-se com as principais tendências tecnológicas previstas para 2023.
Com isso em mente, vamos dar uma olhada em algumas das principais tendências tecnológicas da 2023, conforme destacado pela Gartner Research, uma empresa de consultoria, especializada na área de TI, e como elas podem ser usadas para optimizar os seus negócios para um futuro mais bem-sucedido.
1. Sistema imunológico digital
Nos últimos anos, houve um foco incomparável no risco, tanto no mundo físico quanto no digital. As preocupações com a segurança cibernética são cada vez mais agudas, pois violações de dados e outras preocupações de segurança cibernética estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas.
Felizmente, os métodos para proteção contra criminosos online, spammers e outras pragas online indesejadas também estão a melhorar na sofisticação. Através da observação, automação e os mais recentes desenvolvimentos em design, um sistema imunológico digital robusto pode mitigar significativamente os riscos operacionais e de segurança.
À medida que a utilidade destas ferramentas fica mais estabelecida, espera-se que haja muitas perguntas sobre a saúde do sistema imunológico digital da sua organização no próximo ano e o que você está a fazer para fortalecê-lo e protegê-lo.
2. Observabilidade aplicada
Desde a década passada que há uma grande abundância de ferramentas e métodos para capturar imensos dados de clientes. Assim, com quantidades aparentemente intermináveis de dados dos clientes agora disponíveis, é provável que a próxima etapa seja criar novas utilidades para dados que foram colectados.
A observabilidade aplicada usa inteligência artificial para analisar e fazer recomendações para maior eficiência e precisão com base nos dados compilados de uma organização. Ela optimiza a implementação de dados, valorizando mais o uso dos dados certos no momento certo para uma resposta rápida com base nas acções das partes interessadas confirmadas, em vez de intenções. Isso pode levar à melhoria operacional em tempo real e a uma vantagem competitiva tangível para o seu negócio.
3. Confiança na IA, Risco e Gestão de Segurança
Muito tem sido falado sobre IA nos últimos anos, contudo, muitas indústrias ainda estão nos estágios iniciais de implementação da IA.
Com o foco no risco em todos as indústrias no pós-pós-pandemia, não é surpresa que a confiança na IA, risco e gestão de segurança (CIARGS) seja um ponto focal importante no espaço da tecnologia no próximo ano. A CIARGS combina métodos para explicar os resultados da IA, novos modelos para gestão activa da segurança da IA e controlos para questões de privacidade e ética, tudo em apoio à administração, confiabilidade, segurança e saúde geral de uma organização.
4. Plataformas em nuvem da indústria
A adopção em nuvem tem sido uma componente importante da transformação digital há mais de uma década, e 2023 quase certamente será mais um ano para estratégias de adopção em nuvem mais sofisticadas, da indústria e da organização. Ao combinar SaaS, PaaS e IAAs com funcionalidade personalizada, as plataformas em nuvem da indústria podem ser o passo mais consequente em direção à adopção da nuvem até ao momento.
5. Engenharia da plataforma
À medida que tudo isto cresce e as plataformas digitais amadurecem, espera-se ver uma ênfase maior na personalização. É isso que a Platform Engineering oferece: um conjunto de ferramentas e recursos que são desenvolvidos e embalados para facilitar o uso. Para equipas de desenvolvimento e utilizadores finais, isso pode significar maior produtividade e processos simplificados.
6. Realização de valor sem fio
Ainda estamos a começar a “arranhar” a superfície do valor obtido pela integração da tecnologia sem fios através de um ecossistema amplo e interconectado.
Nos próximos anos, veremos pontos de extremidade sem fio capazes de detectar, carregar, localizar e rastrear pessoas e coisas muito além das capacidades tradicionais de comunicação de terminais. Outro passo em direção à optimização dos dados colectados: as redes de realização de valor sem fio fornecem análises e insights em tempo real, além de permitir que os sistemas colham directamente a energia da rede.
7. SuperApps
Combinando os recursos de um aplicativo, uma plataforma e um ecossistema digital num único aplicativo, as SuperApps oferecem uma plataforma a partir da qual terceiros podem desenvolver e publicar suas próprias miniapps. Um utilizador final pode activar Micro ou Minapps na SuperApp, permitindo uma experiência de aplicativo mais personalizada.
8. IA adaptável
Usando feedback em tempo real para novos dados e objetivos, a IA adaptativa permite uma adaptação rápida às necessidades em constante evolução do cenário de negócios do mundo real. O valor fornecido pela IA adaptável é aparente, mas a implementação desses sistemas exige que os sistemas automatizados de tomada de decisão sejam totalmente redesenhados, o que terá um impacto dramático na arquitectura de processos para muitas empresas.
9. Metaverso
Você provavelmente já está familiarizado com o termo “Metaverso” graças a Mark Zuckerberg. No entanto, se o desempenho sem brilho das acções da Meta for alguma indicação, você é uma das muitas pessoas que ainda não ficaram rendidas aos benefícios da Metaverso.
Independentemente disso, as tecnologias Metaverso que permitem replicação digital ou aprimoramento de actividades tradicionalmente feitas no mundo físico certamente não devem ser julgadas improcedentes. Há muita coisa em jogo, e as possibilidades são intrigantes demais para muitas pessoas já estarem a desprezar as tecnologias Metaverso, ainda que as versões piloto não estejam a impressionar.
10. Tecnologia sustentável
Até há pouco tempo, o mundo da tecnologia pretendia antes que tudo aumentar o poder das novas tecnologias. Mas, à medida que a tecnologia fica cada vez mais integrada a todas as facetas de nossas vidas, estamos a observar novos investimentos em tecnologias com eficiência energética que promovem práticas sustentáveis.
Software de gestão de emissões e IA, rastreabilidade e análise para eficiência energética estão a permitir que ambos os desenvolvedores construam tecnologia focada na sustentabilidade e permitam que os líderes empresariais explorem novos mercados e oportunidades de crescimento sustentável.