A atribuição do prémio de Miss Universo Angola 2022, que teve lugar em Benguela, terminou com a representante do Miss Angola-Holanda, Swelia António como a grande vencedora.

Com 25 anos, Swelia António que é mestre em Sociologia, espalhou charme, simpatia e muita inteligência, levando o júri do concurso a atribuir-lhe o título de mulher mais bela de Angola. Como primeira-dama de honor, foi eleita a Miss Bié Yasser Coimbra e Nelma Tchissola da província do Cuanza Norte ficou com o prémio de segunda dama de honor. Realce para o prémio de miss fotogenia que ficou também na posse de Nelma Tchissola.

A quarta posição foi para a Miss Moxico, Diana Mingas, com a Miss Zaire, Mafalda Guilherme, a fechar o top 5. Nas categorias de Miss Fitness (nova categoria) venceu a Miss Luanda, Airania Dias, quanto à Miss Popularidade a distinção foi para a Miss Huíla, Pamela Serrão, que entrou como top 11 na última ronda, por último a Miss Simpatia foi para outra representante do Moxico, Olímpia João.

Realizado sob o tema “Diamante”, participaram nesta edição um total de 25 candidatas, onde estiveram na selecção de 11 finalistas as candidatas Swelia António (Holanda), Nelma Tchissola (Cuanza Norte), Teresa Sara (Zaire), Yasser Coimbra (Bié), Joelsia Quiuma (Namibe), Eliane Carvalho (Representante do Namibe) Diana Mingas (Representante do Moxico), Mafalda Guilherme (Representante do Zaire), Bernardete Macosso (Cabinda), Pamela Serrão (Huíla) e Maria André (Benguela).