O nosso Gilmário Vemba é um “monstro” de talento, não tenhamos dúvidas. Por onde ele passa, deixa um rasto de boa disposição e alegria, o sorriso nos lábios acaba sempre por aparecer, mesmo no rosto mais macambúzio.

Nos globos de ouro 2022 foi galardoado com o prémio de melhor actor na categoria televisão. Parece que a vida lhe sorri, e ainda bem!

Se por terras angolanas, o público já o reconhecia como grande actor e humorista, nas paragens lusitanas, esse cenário representa uma novidade para Gilmário. Contudo, recordamos que nem tudo motivou alegrias e boas gargalhadas para o artista. Logo no início do ano, o actor foi notícia quando se soube que dois dos seus filhos tinham sido raptados.

Felizmente tudo acabou em bem, e agora Gilmário brilha também em Portugal, sendo uma das estrelas mais requisitadas na rádio e televisão.

 Não é a primeira vez, no entanto, que Gilmário Vemba trabalha em Portugal. No passado o humorista já havia participado em vários programas humorísticos da TVI, como ‘Roast: Castelo Branco’ ou ‘Roast: Ljubomir’. Contudo, o seu nome nunca foi tão falado como agora.

O comediante tornou-se uma estrela em Portugal, especialmente após a sua muito bem-sucedida participação em ‘TaskMaster’, na RTP1 (canal público português). Neste programa conduzido pelos apresentadores portugueses Vasco Palmeirim e Nuno Mark, Gilmário Vemba tem estado em grande destaque e os portugueses passaram a reconhecer-lhe o rosto e o talento. Mas não é apenas neste programa que o humorista faz sucesso. Gilmário está ao lado de Ana Garcia Martins, mais conhecida como ‘A Pipoca Mais Doce’, no ‘Betclic Mano a Mano’, na TVI, onde os apresentadores estão no centro de um ringue. O confronto dá-se sempre entre dois convidados, numa espécie de confronto.

A estrela angolana participa também na novela ‘Rua das Flores’, uma novela poruguesa onde contracena com o bem conhecido cantor David Carreira.

Por fim, na rádio, o humorista está nas manhãs da Rádio Comercial ao lado de Vasco Palmeirim, Nuno Markl (os apresentadores de TaskMaster), Pedro Ribeiro e Vera Fernandes. Tem uma rubrica diária, emitida em direto durante ‘As Manhãs da Comercial’. Em ‘Responder à Letra’, o humorista analisa a letras das canções.