Já foram anunciados os Globos de Ouro de Angola 2022. Os 116 criadores angolanos nomeados para a 3ª edição dos Globos de Ouro Angola 2002 foram anunciados no passado dia 18 de Maio em Luanda, pela organização do evento.

Os nomeados, cuja gala de premiação acontece a 29 deste mês, estão distribuídos por 29 categorias, de 8 áreas de actividade, num total de 32 distinções para reconhecer a excelência feita por angolanos e para angolanos, dentro e fora do país.

Os Globos de Ouro Angola são a mais importante e mais abrangente gala de premiação de Angola, que prestigia o trabalho de profissionais e artistas de diversas áreas, destacando a cada edição as pessoas que mais brilham e que mais alto elevam a sua arte e ofício, destacando-se dos demais, através de exímias performances e desempenhos extraordinários, marcantes e inspiradores.

A lista dos nomeados é preenchida por individualidades ligadas ao teatro, desporto, televisão, rádio, moda, música, literatura e cinema, esta última categoria que entra pela primeira vez. Em destaque está Gilmário Vemba, que está nomeado para ‘Melhor Actor’ na categoria televisão pela sua participação no programa ‘O bar do Gilmário’, transmitido no Mundo Fox. Realce também para Salvador Gordo (natação) e Bruno Fernando (basquetebol), que estão inseridos na competição pelo título de ‘Melhor Atleta Masculino’. Referência também para os nomes de Paulo Flores na categoria de ‘Melhor Intérprete Individual Masculino’ e de Anna Joyce ou Ary como ‘Melhor Intérprete Individual Feminino’.

No cinema, o sucesso ‘Ar Condicionado’ vale a Fradique uma nomeação para ‘Realizador do Ano’, sendo o filme um dos nomeados para ‘Filme do Ano’. Na categoria moda, as manequins internacionais Blésnya Minher, Sompa António, Amilna Estevão e Nádia Campos, discutem o título de ‘Melhor Manequim’.

A organização prevê ainda uma categoria Globo de Ouro Impacto Social para profissionais e projetos filantrópicos de apoio à população angolana, um Globo de Ouro Excelência para um profissional, individualidade, instituição ou empresa cujo trabalho ou projecto tenha sido particularmente impactante e/ou relevante para o país nestes dois anos em particular, e um Globo de Ouro Ícone Nacional para uma referência incontornável de Angola pela sua excepcional carreira, história, influência e contributo para o país, dentro da sua área.

Estes troféus, atribuídos anualmente numa iniciativa e organização dos empreendedores Karina Barbosa, Sarchel Necésio e Kayaya Júnior, contam também com a “Academia Globos de Ouro Angola”, cujos integrantes são um grupo de personalidades e profissionais convidados, especializados e reconhecidos nas áreas a premiar, que fazem parte do evento na qualidade de membros consultores de nomeação e júris.

A entrega dos prémios ocorrerá no Salão Xandy Eventos, e terá transmissão televisiva nacional em directo e ‘live streaming’ via internet para todo o mundo.