A estrutura erguida durante a guerra pela UNITA continua ativa, a metodologia militar, clandestina e subversiva nunca foi desmantelada, e ACJ “Bétinho” acionou todos os mecanismos financeiros, comerciais, estratégicos e diplomáticos, subvertendo os interesses do país e boicotando o Governo democraticamente eleito.

Das finanças de Savimbi centralizadas em Londres, nunca ninguém prestou contas.

O garimpo e exploração de recursos do território, nunca parou completamente.

As delegações no estrangeiro estão todas reativadas, Lisboa, Paris, Londres, Bruxelas, Washington, Nova York, estão em atividade, bem como nalgumas capitais africanas.

Depois de derrotada militarmente, à mercê de uma humilhação indigente, José Eduardo dos Santos, misericordiamente recuperou e conferiu honorabilidade aos moribundos, mas o enriquecimento ilícito da Oligarquia Déspota Familiar continuou, branqueada pela existência de empresas deficitárias que mascaravam o contrabando.

Palacetes em Joanesburgo, apartamentos de luxo em Lisboa, duplex em Nova York, andares em Washington, mansões em Las Vegas, motoristas particulares, viaturas de luxo, colégios e universidades conceituadas para os filhos, contas bancárias chorudas em offshore, e outras mordomias.

Os negócios feitos a partir do Burkina Faso, a diplomacia a partir de Abidjan, nunca fecharam a porta, primeiro a guerrilha, depois a guerra, e agora a convulsão urbana ameaçando arruaça para tentar imperar o medo, os próximos tempos dirão o que está para chegar.

Vamos assistir a um desafio frontal ao Estado de Direito Democrático, vão tentar ridicularizar as Instituições, sabotar a economia, vão tentar amedrontar a sociedade para poderem manipular, há metodologias novas, sofisticadas e de fácil disseminação, que em breve daremos conta neste espaço, tudo a seu tempo.

Insisto que urge balizar claramente os limites de tolerância democrática, o tribalismo, racismo, separatismo e desrespeito sistemático pela ordem e tranquilidade públicas, com base em ameaças e insultos, enferma qualquer sociedade, a Liberdade tem um preço e conquista-se todos os dias, não se compadece com aventureirismos.