A identidade ou falta dela deriva, também, da incoerência ou dúbia personalidade que advém da falta de valores e princípios em busca de um objectivo inconfessável. No périplo vazio do líder do Galo Negro para lá da ausência de conteúdo diplomático, contactos obscurecidos com pessoas invariavelmente muçulmanas, alguns deles fichados como possíveis elos da Jihad Islâmica.
É uma nova fase da UNITA camuflada mesmo de destacados elementos do Galo Negro, aparecem os jovens idiotas úteis com protagonismo para entreter as multidões e ocultar o verdadeiro objectivo de assalto ao Poder. Até a dita filha mais nova de Jonas Savimbi, nunca por ele reconhecida em vida nem aceite pelos restantes irmãos, a Ginga aparece como mensageira de escritos que lhe são feitos ao estilo de Miahela Weba, a irrequieta pateta tagarela, Ginga, não estudou e não tem capacidade para voos que lhe estão atribuídos, apenas invocam-lhe o factos de ser tida como filha de Jonas Savimbi.
O grupo bélico da Vila Alice também está a ficar cansado de Adalberto Costa Júnior. Em reunião recente com a ausência do líder, tanto o general Gato como o ideólogo Manuvakola levantaram dúvidas sobre as contas ou ausência delas por parte de ACJ, o que para muitos não é novidade; comportamento idêntico quando durante muitos anos foi responsável pelo património da UNITA.
O facto de Abel Chivukuvuku ter conseguido em acordo escolher vinte elementos nos primeiros trinta de uma futura lista conjunta, desagregou os indefectíveis de ACJ que tinham lugares como adquiridos, agora até Ana Paula dos Santos aparece como elegível, nada que na UNITA de ACJ não seja possível; é o emergir de uma nova classe de marimbondos.
Kuma