Andam nas nuvens, fora da realidade terrena, e estão a ser pilotados por lunáticos megalómanos que tardam entrar na atmosfera terrestre e encarar a realidade de uma vez por todas, o atraso está a provocar impaciência, com implicações irritantes e demolidoras da capacidade de encaixe, de quem pacientemente vai com determinação garantindo a Ordem Pública.
O líder da UNITA, bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, aflito colocou em pânico a sua entourage perante a acusação do militante de base, bastante conhecido, Rafael Mukanda, que afirmou estarem Liberty Chiyaca e Navete N’Golo, a contactar congressistas no Huambo, aliciando-os com verbas cativantes, para votarem no Congresso no “Betinho”. Mihaela Webba veio, como jurista, responder ao ilustre militante, ameaçando-o ter de provar as suas afirmações, e contagiada pela doença habitual, não fora uma incumbência de João Lourenço e Fernando Miala.
Mas o pânico é reforçado pelo recurso ao passado de Lukamba “Miau” Gato, o futuro inquisidor-mor, que nos seus escritos puxa dos galões para dizer que foi, depois da morte de Jonas Savimbi, o homem da Paz. Meu caro “Miau”, os derrotados não negociam, por isso endossou a tarefa a Kamorteiro, o Acordo que José Eduardo dos Santos assistiu à distância, foi a salvação da humilhação de uma rendição por escrito, depois da derrota inapelável. Também não vale deturpar a história, omitindo a verdade, para branquear o papel da UNITA na Libertação Nacional.
Também Abel Epalanga Chivukuvuku, o oportunista narcisista, veio a público afirmar que se fosse governo, convidaria o MPLA e a UNITA para participarem. Onde isto chegou…!!!
Depois, veio propor um fórum com todos os partidos para formarem um Pacto nacional de governação, isto depois de ter-se afastado da FPU por não poder liderá-la, dada a dimensão política do seu PRA-JA. O que quer? Do que é capaz Abel Chivukuvuku, para chegar ao governo? Será que não escuta o espelho em casa?
Em polvorosa estão as relações da UNITA com o PRA-JA, houve insultos, ameaças, acusações austeras que originaram rostos sisudos, quando anunciada a desfiliação de Jardo Muekalia do Galo Negro, e filiar-se no PRA-JA. Pior, há uma série de membros na diáspora e lobbies tradicionais da UNITA nos EUA, que seguirão Jardo na sua mudança.
Na antiga URSS, o KGB tinha bufos espalhados pelo mundo, a esmagadora maioria eram sociólogos com diplomas da RDA, conheci muitos. De onde será a licenciatura em sociologia de David Boio, o estafeta da maledicência na Rádio Essencial? Perguntar não ofende…!!!
Está o País confrontado com as amarras do passado, neste cenário torna-se cada vez mais evidente que só os cidadãos podem responder à necessidade de uma mudança profunda, que protagonize uma ruptura total, sempre norteada pela República, democrática, livre, fraterna, que faça emergir uma Nova República.