O Passado no Retrato do Presente

ByKuma

12 de Julho, 2025

Há sempre um acontecimento quando o líder da UNITA, bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, viaja para mais uma sessão de retratos, desta vez vez vai a Washington para junto do lobby mostrar-se nos festejos do 14 de Julho, diz-se convidado, realçando a dependência e servidão do passado, como obrigação dos americanos terem o Galo Negro parceiro em Angola.

Esta vivência do passado não é nova, embora os verdadeiros interlocutores já cá não estejam entre nós, e para quem sabe quem não sabe como funciona a política externa americana, multiplica sonhos e ilusões.

Os EUA sempre tiveram na Casa Branca interlocutores directos, Jorge Sangumba, Tito Chingunji, Jardo Muekália, de resto o pròprio Jonas Malheiro Savimbi visitou a Casa Branca, porque no consulado de Ronald Reagan, havia com a sua visão belicista uma aproximação entre Governo e CIA. Foi a CIA a verdadeira ligação à UNITA, e o herdeiro desse desiderato foi prolongado na relação pessoal de Abel Epalanga Chivukuvuku.

Hoje é visível as relações diplomáticas e de cooperação com o Governo na pessoa do embaixador em Luanda, e desde o fim da Guerra Fria que prevalecem as relações Estado a Estado, acrescentando que hoje a UNITA já não tem valor nos equilíbrios de ocasião, caiu Mobutu, desfez-se o Apartheid, a Namíbia tornou-se independente, e silenciaram-se as armas.
Política e intelectualmente a UNITA é hoje deficitária e democraticamente, a posição permanentemente subversiva, não respeitando os ciclos eleitorais, torna o líder bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, é rejeitado na Europa, nos EUA, e mesmo em África só é aceite em ditaduras e golpistas.

Hoje há fotomontagens, viajar não chega, fotos nos aeroportos e monumentos não bastam, são necessários factos, e como sabemos, ainda esta semana tivemos o exemplo, a mentira e as alucinações colaram-se ao líder da UNITA, e até, ao líder do PRA-JA, que hoje se debatem nos mesmos espaços e com as mesmas armas.

Veremos as fotos do mentiroso…!!!