A certeza que entrou pelos escritórios de advogados de Isabel dos Santos de que o PGR, Hélder Pita Grós, vai deixar o cargo, criou um alvoroço que, a meu ver, vem confirmar algo importante que dependia da ação do Procurador Geral.
Fonte próxima de todas as artimanhas da foragida Isabel dos Santos, diz-nos que os insistentes vídeos propagados nas redes digitais, alguns comprometedores da idoneidade da milionária, podem vir a ser tidos como prova de desequilíbrio mental, passível de tratamento depressivo, que possa induzir ao pedido de trânsito livre para tratamento. A demência provém de um síndrome de eterna juventude, que gera comportamentos não consentâneos com a sua postura normal.
Também é estranho que Pita Grós invoque necessidade de tratamento, num momento em que começa a ser julgada Isabel dos Santos, desse calculismo demos conta aqui em tempo real, o facto de a residência do PGR em Portugal, ter estado a ser preparada para habitação permanente.
O certo é que Isabel dos Santos silenciou-se a troco de alguma coisa, a meu ver a saída do PGR vai despoletar uma batalha decisiva na guerra dos marimbondos, e pelo que sei até na Oposição política há gente em estado de ansiedade, tudo vai depender onde será o porto de abrigo pós Dubai, de Isabel dos Santos.
Estará aberta, também, aberta a porta para a regeneração do MPLA que João Lourenço tanto ambiciona, rejuvenescendo-o abrindo as portas do futuro, para que em 2027 uma nova geração surge para dar corpo à Nova República.