Afinal, o Instagram não está a perder a guerra das plataformas de redes sociais. O aplicativo ultrapassou de longe o TikTok em downloads globais no ano passado, de acordo com dados da empresa de inteligência de mercado Sensor Tower. Os downloads do Instagram aumentaram 20% em 2023 em comparação com o ano anterior, estimou a Sensor Tower. O TikTok viu apenas 4% de crescimento no mesmo período, com o crescimento do utilizador ativo diário também estagnando.
Porquê? A explicação mais simples é que o produto de vídeo curto do Instagram, o Reels, é praticamente tão bom quanto o TikTok neste momento. O Instagram também tem ferramentas de fotografia mais robustas que os utilizadores desejam. E, ao contrário do TikTok, ultimamente tem tido o cuidado de não enfiar na cara dos utilizadores funcionalidades impopulares, como os vídeos compráveis.
“O Instagram já tem Reels e já atende a um público mais amplo porque tem esses outros recursos de media social”, explicou Abe Yousef, analista sénior de insights da Sensor Tower. “Alguém que não seja necessariamente fã do Reels pode continuar a ser fã do feed principal, que é a partilha de fotografias, e depois das histórias e do chat, que são funcionalidades antigas das redes sociais.”
“O TikTok também abrandou do ponto de vista do envolvimento”, disse Yousef.
O TikTok pode ter notado que os seus recursos limitados de fotos estão a prejudicar o envolvimento geral. A empresa pode estar no processo de desenvolvimento de um aplicativo de fotos dedicado, de acordo com uma análise de código descoberta pelo blog de tecnologia The SpAndroid.
Aqui estão algumas conclusões principais da análise da Sensor Tower:
O TikTok ainda está a ganhar utilizadores, mas num ritmo mais lento.
O Instagram está a ultrapassar o TikTok em downloads, já que o último perdeu um pouco do brilho de ser o novo aplicativo. Os downloads globais do Instagram em 2023 ultrapassaram 767 milhões, de acordo com as estimativas da Sensor Tower – um aumento de 20% ano a ano. O TikTok, no entanto, registou 733 milhões de downloads globais no mesmo período.
Embora o crescimento do TikTok pareça estar a estabilizar, os seus utilizadores continuam a ser viciados. A Sensor Tower estima que os utilizadores do TikTok gastaram uma média de 95 minutos por dia no aplicativo no quarto trimestre de 2023 – pouco mais de uma hora e meia por dia. Essa é a duração de um longa-metragem. Entretanto, os utilizadores passaram cerca de uma hora no Instagram e cerca de 53 minutos por dia no Facebook.