As toupeiras

ByKuma

27 de Janeiro, 2024

Soltou-se uma tampa do esgoto, as toupeiras e outros viventes do lodaçal, aproveitaram e implementaram uma fuga ruidosa em busca de sobrevivência, mas os recursos são os mesmos, e a inadaptação é gritante e fatal.

Dentro do Parlamento o líder da UNITA/FPU, Liberty Chiyaka, o perene idiota útil emproado na sua vacuidade, repete-se periodicamente com lugares comuns, impeachment, justiça, finanças e fatalmente autarquias, nem consegue disfarçar a patetice com um discurso novo.

Mas o mais estranho nestes espasmos de sobrevivência é o contágio, o culto manifesta-se em coro, o bacharel tirano psicopata ACJ “Bétinho” dá o mote, e as milícias põem o focinho de fora. É claro que a indiferença popular torna o folclore inofensivo, mas enquanto cidadão creio ser preocupante o seguinte:

De onde chegaram estes novos fundos para o carnaval? Há demasiadas coincidências, não só a visita do Secretário de Estado Norte Americano, Antony Blinken, que provocou muita dor de dentes a muita gente saudosista, como é um triunfo diplomático de João Lourenço, um facto concreto, vital para o desenvolvimento de Angola. Acresce, também, que estes sinais de tesouraria surgem paralelamente a indícios de negócios escuros entre relevantes dirigentes da UNITA e mafiosos chineses com negócios ilegais no País.

Outra vertente que continua a ser incompreensível e inaceitável, é a impunidade que gozam estes declarados malfeitores, hipócritas, e, também, o laxismo, incompetência ou compadrio, das autoridades controladoras e fiscalizadoras da comunicação social, e do Parlamento, que permitem os abusos, crimes até, cometidos repetidamente na imprensa e nas redes digitais.

Pela Nova República…!!!