Naufrágio de ilusões

ByKuma

17 de Maio, 2023

Não há muito, nas cálidas águas do mediterrâneo, em praias de luxo e iates de milionários, mesmo com lágrimas de crocodilo pelo luto do pai, as manas Tchizé dos Santos e Isabel dos Santos, semearam ventos perfumados de luxúria, foram noitadas iluminadas por luzes psicadélicas da ilusão.

Passou rápido, e nos esconderijos onde se escondem foragidas da justiça, contemplam agora a tempestade dos ventos que semearam. Tchizé dos Santos ignorada nos Pub’s londrinos ainda recorreu às redes sociais digitais em busca de marido, até que bateu a porta errada, Bento Cangamba deu-lhe uma lição de militância política, humilhou-a como protagonismo de empreendedorismo, colocou Tchizé dos Santos no vão de escada.

Já Isabel dos Santos, mesmo com conselheiros pagos a ouro, e o apoio do bacharel ACJ “Bétinho”, tentou abandonar o Dubai, mas foi interceptada, ia a caminho do Brasil, para a mesma praia exótica onde está refugiado o ex-primeiro ministro de Portugal José Sócrates, também fugitivo da justiça por corrupção. Solidariedades Petistas.

Mas também os ecos do sopro de Samakuva, o bacharel ACJ “Bétinho” tenta colar os cacos, mas já não tem força para estancar a avalanche demolidora que assola o SOVISMO. De repente pergunta-se porque Kamalata Numa, companheiro na emboscada que morreu Jonas Savimbi, ele sobreviveu, quando está comprovado que os inquisidores a oligarquia déspota familiar, têm enterrados na Jamba, nacionalistas que lutaram por democracia na hora errada. Nunda e Chilingutila escaparam por milagre.

Está no ADN da UNITA, é fatal, factual, quem assumir protagonismo fora da família, tem os dias contados, Raúl Dinis teve de humilhar-se publicamente, e ativistas em Lisboa temem que, depois de ser companheiro privilegiado do bacharel ACJ “Bétinho”, Gansta foi abandonado e já teme pela vida porque ultrapassou as linhas do protagonismo consentido pelo Galo Negro.

Admiro a coragem de Nélito Ékukui, neste seu périplo pela Europa, assume-se sem rodeios como candidato à liderança em 2025, e os jovens da JURA aplaudem-no de pé.

Uma coisa é certa, o bacharel ACJ “Bétinho” é o principal trunfo da governação tranquila, serena, determinada de João Lourenço, pelo que sei já perdeu o Partido, e ainda antes de 2025, perderá a liderança.