Ausente ou fugitivo?

ByKuma

8 de Março, 2022

A desorientação na gestão política da UNITA acumula constrangimentos que os remendos de ocasião não conseguem esconder. Não obstante o Comunicado de Marcial Dachala, o capataz da oligarquia, a dar conta tardia da deslocação de ACJ aos Estados Unidos da América, o ruído dos militantes e até dirigentes fez-se ouvir por terem tido conhecimento pelas redes sociais digitais.

Esta viagem de turismo de ACJ estava aprazada para 14 de Março, um dia após o aniversário do Partido, no entanto, dando conta da contestação interna e da queda mobilizadora, o Bétinho fugitivo antecipou a viagem para não estar presente nas Jornadas Parlamentares no Kuito, capital do Bié, onde vários militantes destacados tinham intenção de interpelar o líder, porque o dinheiro dado pelo Presidente João Lourenço para pagar as despesas dos funerais recentemente sepultados, desapareceu sem deixar rasto, tendo as despesas ficado por conta de familiares, levantando o véu de outros fundos que pagam viagens e hospedagens de luxo em hotéis 5 estrelas.

Em Nova York e Las Vegas, ACJ vai desfilar carregando no seu cérebro megalómano a sua insignificância, numa altura em que o Secretário de Estado Americano está em périplo pela Europa, e o Secretário de Defesa está a braços com a movimentação de tropas americanas estacionadas na NATO. Restam os especuladores da guerra, os eternos investidores da subversão, atentos à escalada do petróleo e do gás, tornando Angola um alvo apetecido.

As exéquias dos famigerados dirigentes mortos, foram partidariamente presididos pelo general Lukamba Gato, que tanto no Lopitanga como no Andulo primou pela discrição, como calculista que é, aproveitou para marcar equidistância de ACJ, é o começo do afastamento que levará `queda do líder, na hora certa.

A tónica da propaganda está assente no recenseamento, é arma de permanente arremesso ao Governo, sempre numa lógica destrutiva, no entanto a dinâmica não funciona nas suas hostes, muito menos na diáspora, porque a força mobilizadora dissipa-se a cada dia que passa.

É importante manter atenção ao contorcionismo do Galo Negro, como afirmou Winston Churchill, não estamos no princípio do fim, estamos ainda no fim do princípio.