Parece que foi ontem, mas o tempo não para, como já nos dizia o malogrado cantor e compositor brasileiro Cazuza! O spotify conta já com um ano de vida no mercado angolano. Foi em fevereiro de 2021 que o serviço de streaming de música mais badalado do mundo se estreou em mais de 80 novos mercados. Um ano depois, o balanço é claramente positivo. Os artistas angolanos agradecem, pois este meio de divulgação permite a artistas menos conhecidos terem o seu trabalho exposto a uma panóplia de comunidades, não só de Angola, como além fronteiras.
Além disso, a música angolana, que é como sabemos riquíssima em vários géneros consegue desta forma tornar-se conhecida pelos quatro cantos do mundo.
Segundo dados divulgados recentemente pelo site platinaline, desde o lançamento do spotify no nosso país, “houve um aumento de 22% no número de artistas angolanos, e 3.061 músicas foram adicionadas à plataforma pelos criadores. Lista, vibes, rap, trap, e love são os nomes que os angolanos mais tendem a dar às suas listas de reprodução”.
Luanda, benguela, Lubango e Lobito são as 4 cidades que se destacam mais na utilização do spotify, e como não poderia deixar de ser, o género kizomba está em alta. Gerilson Insrael é o cantor local mais escutado, seguido por Triniy 3nity e a inevitável Anna Joyce completa o pódio.
Quanto à música mais tocada, “indecifrável” do grupo Hip hop trinity 3nity ficou em primeiro lugar, seguida de “Africana” e “Minha Vida” em segundo e terceiro lugar respetivamente. Anna Joyce com a música “Eu esperei” conquistou o quarto posto, todavia, não podemos deixar de salientar que o primeiro ano do spotify teve como principal figura, Gerilson Insrael.
Um grande louvor também para o rap angolano que ganha cada vez mais adeptos tendo sido mesmo o género mais ouvido no serviço streaming.
Naturalmente que o semba e o kuduro granjearam uma grande quantidade de ouvintes, estando mesmo entre os géneros de dança mais difundidos. O kuduro chegou mesmo a ganhar particular destaque, visto que aumentou cerca de 62 % desde que o spotify despontou em Angola.