Espectro da desgraça

ByTribuna

3 de Abril, 2021

Nunca nada está tão mal que não possa piorar. Enrico Corradine teorizou o nacional facismo e produziu Hitler e Mussoline. Dostoyevsky teorizou a sociedade marxista e produziu Lénine, Trostky e Estaline, todos eles protagonistas das maiores tragédias da Humanidade no séc.XX.

Da sedução ao fundamentalismo e extremismo é um ápice, e na radiografia sociológica de Angola, facilmente se vislumbra o emergir de um paralelo inequívoco, discurso vago e oco, culto de personalidade, e uma arquibancada lotada de pombos correios a debitar decibéis em tudo quanto pode ser comprado e usado.

Adalberto da Costa Júnior, líder da UNITA tem em curso uma operação em Angola e Portugal, onde já se desfraldam ímpetos de tomada do Poder, coadjuvado por um grupo belicista sediado na Vila Alice, com postura clandestina e sabotadora, ensaiam já formas de desenvolver o Poder e até já têm uma lista de ajustes de contas.

À boa maneira do seu patrono, Jonas Malheiro Savimbi, há um tribunal inquisitorial interno que julgam e condenam todos os discordantes. Paulo Lukamba Gato, Marcial Dachala e Eugénio Manuvakola decidiram apagar da UNITA o nome de Isaías Samakuva, e ACJ não quer chamar a público o nome do Fundador do Galo Negro. isso mesmo se verificou no aniversário na Lopitanga, circunscrito apenas a familiares. Não sei se por ironia ou heresia mas, com toda a certeza, é falta de vergonha e de carácter constatar que o maior Partido da Oposição anda a reboque de fundos provenientes de marimbondos que espoliaram o país, desmantelaram a UNITA e assassinaram o seu líder.

Falta a estes energúmenos dignidade colectiva e honorabilidade pessoal. Adalberto da Costa Júnior cede a tudo quanto sirva para manutenção da liderança. Na recente remodelação dos delegados provinciais é longa a lista de descendentes dos dinossauros. O Galo Negro é cada vez mais uma família complementada por compadres, umbumdos de preferência. Há sempre os Dembos e os Dandas para legitimar e ocultar o racismo e tribalismo que rege as estruturas da UNITA.

Kuma