Um passaporte cheio de carimbos é uma ostentação que eleva o ego de gente vazia, como diz um provérbio antigo, “quem vai a Roma, como quem lá está, se compõe”. Para o líder deprimido da UNITA é uma fuga terapêutica, viajou para os Estados Unidos da América em visita familiar em tempos de Mundial de Futebol, com Washington a viver a humilhação de uma guerra não ganha, e Nova York mergulhada numa crise sem precedentes no pós Vietnam.
A felicidade dos angolanos está em Angola, é um caminhos de união da cidadania, pressupõe confiança e valorização do que nos pertence, individual e coletivamente, não está numa esquina qualquer do mundo que abriga terroristas e mercenários que atentam contra a Nação angolana, como a simbiose que irmana o bacharel tirano psicopata intrujão, Adalberto Costa Júnior “Betinho”, e o terrorista esquizofrénico Nelson Dembo Gangsta.
O ex-presidente Jimmy Carter, tinha na sua agenda internacional coordenadas que previam a eliminação da UNITA em Angola, disso mesmo o embaixador em Lisboa Frank Carlucci, informou Mário Soares e Jaime Gama, todavia o Galo Negro viria a ser salvo por Ronald Reagan, que na sua visão estratégica colou-se ao Apartheid na África do Sul, e apoiou Suarto na ocupação de Timor Leste.
O líder da UNITA viaja calçado em casca de banana, quanto mais tenta voar maior será a queda, a futura liderança do Galo Negro já está em marcha, disso aqui dei conta, é bicéfala, tem uma cabeça silenciosa liderada por Navita Ngolo/Ekuva Estrela, e outra ruidosa repartida por Adriano Sapiñala e Irina Diniz, que por exigência estatutária não pode aceder oficilamente a cargos políticos relevantes no Partido.
Na previsibilidade da derrota em 2027, que já paira na mente de proeminentes figuras da UNITA, o bacharel tirano psicopata intrujão, ACJ “Betinho”, sem prestar contas a ninguém, viaja com os agentes tóxicos mediáticos a darem relevo entre opíparos almoços e jantares, num midiatismo pífio assente num ataque permanente às instituições e magistraturas do Estado, nacional e internacionalmente reconhecidas.
Estranha coincidência, ou talvez não, é serem os mesmos embaixadores da toxicidade e corrosão da dignidade da cidadania angolana, a promoverem a candidatura de Higino Carneiro à liderança do MPLA, disfarçado de herói nacional, para tentar expiar a culpa que tem colada a si, acusado de peculato e branqueamento de capitais, crimes há bastante tempo anotados pelas chancelarias e serviços de inteligência internacionais, e evidentes na perceção da esmagadora maioria dos cidadãos angolanos.
Vamos assistir a uma intensificação do folclore colorido, o desfile vai do drama à comédia, do disfarce à vitimização, taxistas, zungueiras, adolescentes, erotismo maquilhado, exércitos camuflados com fardas da UNITA que se movimentam, no Cazenga, na Ilha, na Samba, em Viana, basta estar atento, as mesmas caras em ordem unida ensaiada e afinada, parecem muitos mas são poucos, serão infelizmente, como muitos que conheço, os alienados que atentam contra a democracia, não respeitam a liberdade, e irão chegar tarde à meta da Nova República.
O Caixeiro Viajante

