Onde está a Democracia?Onde mora a Liberdade?

ByKuma

11 de Setembro, 2025

A UNITA está transformada numa bolha de pânico, não precisam de adversários, há inimigos, ódios de estimação a transbordar, o bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, o tiranete dependente do capataz Lukamba “Miau” Gato, ameaça em todas as direções, já montou guarda pretoriana que o defende e controla, o medo é contagiante e agora não há o bicho papão na esquina lá de casa.

O desrespeito que se vem manifestando por Isaías Samakuva, já esperado, tende a forçar um bloqueio mental assustador, que por tabela, tenta atingir Rafael Savimbi, nomes que emergem das bases do Partido, mesmo na diáspora há campanhas de amedrontamento inaceitáveis, é um autêntico fundamentalismo déspota, são as instruções a fazerem-se vincar no objetivo de Partido Único.

O bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, em conversa com a drª. Luacute, de Tchingenje, confessou-se desgastado, está cansado de tantas armadilhas e crente que está a ser usado e será na hora certa a primeira vítima, mas o desgaste actual advém das cobranças contínuas dos parceiros Francisco Viana, Raúl Dinis, Marcolino Moco, e Abel Chivukuvuku.
Também agora na hora dos preparativos do XIV Congresso, falta dinheiro e ninguém presta contas, há mesmo dois bancos que avançaram Kwanzas para serem ressarcidos por Euros fora de Angola, que estão a pedir contas e, a meu ver, até ao conclave “kwatcha”, vamos ter muito que contar.

Na hora de obedecer aos trâmites democráticos, na fase em que tem de haver liberdade de escolha, afunilam-se as saídas, a tal “Alternância” é jogada ao lixo, é só para os outros. As figuras de peso, mesmo mais jovens, estão a afastar-se, já não acreditam no rejuvenescimento, e não adianta o Adriano Sapiñala, com afinco, vir publicamente afirmar que é ele o único filho dos históricos da UNITA. E Navita Ngolo? E o Liberty? Que é que na UNITA, não é familiar de Lukamba “Miau” Gato, Eugénio Manuvakola, Samuel Chiwale, ou de Jonas Savimbi?

Vão lá jogar areia para os vossos olhos, hoje já não há segredos dessa natureza, o problema do empurra, é que também não há no Galo Negro, ninguém que não tenha um familiar condenado e pago com a própria vida, por não estar de acordo e querer se livre.

A UNITA vai chegar inquinada ao seu XIV Congresso, falta quebrar as amarras ancestrais, o mesmo se espera do MPLA, precisa ser reciclado, acredito só iremos atingir esse desiderato, com o amanhecer da Nova República.