As aflições e incertezas originam na correria cenas eletrizantes, no mesmo dia o bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, numa cena de absurda hipocrisia, foi ao Mussende, no Cuanza Sul, vestido com roupas tradicionais, mas o ridículo é que não fala o dialeto da sua própria região, como não fala francês, como consta no seu C.V. público. Sempre que se desloca a países francófonos acompanha-o um intérprete.
Esta submissão às exigências do mandante Lukamba “Miau” Gato, que na sua imagem nas redes sociais mostra-se vestido de rei do Bailundo, vem confirmar uma realidade que aqui temos, repetidamente, manifestado. Todos as proeminentes figuras putativas candidatas à liderança e seus acompanhantes, são Umbundos, configurando uma ancestralidade tribalista, com comportamentos separatistas e xenófobos.
Também estão os militantes congressistas a ser instrumentalizados com a publicação, diariamente, de fotos do atual líder na companhia de Isaías Samakuva e Rafael Savimbi, proclamando uma unidade que não existe nem pode existir, seria uma mentira.
Também se nota uma azáfama patética de Mihaela Webba, em correria desenfreada mostra-se presente para não ser esquecida, para isso foi desenterrar iniciativas parlamentares para não perder o comboio e realçar a sua utilidade política.
Só que enquanto assistimos a todo este circo com contorcionistas, há revezes que vão dando pontos ao Senhor Presidente da República. A todos os que “ladravam” e insinuavam mão presidencial na fuga de Joel Bernardo, invocando como causa a amizade com Higino Carneiro, têm a resposta mais convincente com a sucessão e escândalos de corrupção praticadas pelo magistrado supremo da Justiça de Angola. Ele, família, amantes, afilhados, uma teia montada a partir do seu gabinete que atingiu proporções arrasadoramente desprestigiantes para este pilar fundamental do Estado Democrático.
Ainda não sabemos se o MPLA e a UNITA serão capazes de se regenerarem, para já do Galo Negro persente-se que vamos ter mais do mesmo, a meu ver, urge perante os desafios imediatos globais, uma passo decisivo ruma à Nova República.
Lalipo. Xiua.