Sinais encorajadores

ByKuma

8 de Agosto, 2025

Isaías Samakuva tem produzido textos sensatos, moderados, que acredito que dos seus 79 anos de idade, não seja para promoção pessoal mas para indicar caminhos à sua UNITA, mas com estatura intelectual e política, não vejo mais ninguém além de Alcides Sakala Simões, para higienizar o Partido e estabelecer pontes necessárias à criação de confiança para dialogar com os Poderes institucionais e políticos.

A UNITA do bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho” está dominada pela oligarquia déspota familiar liderada por Lukamba “Miau” Gato e Eugénio “Renovado” Manuvakola, Samakuva experimentou essa oposição obstaculizadora interna, e hoje conhece as consequências. Hoje a UNITA está próxima de Higino Carneiro e Isabel dos Santos, porque comungam o ódio a João Lourenço e a Fernando Miala.

A moderação de Samakuva colide com a postura e as narrativas dos associados na tentação enlouquecida de bloquear Angola no contexto internacional, deu-lhes azia a excepção aduaneira que Trump fez ao nosso País, as chancelarias das embaixadas acreditadas em Luanda, reportaram de forma elogiosa como as autoridades estabeleceram e mantiveram a segurança pública, e entenderam completamente despropositada a manifestação onde o propósito inicial foi absolvido pela infiltração oportunista da oposição arruaceira, que acabou por surpreender as autoridades, embora hoje já haja conhecimento que o SINSE alertou atempadamente a Polícia Nacional.

Alastra a olhos vistos, mesmo no interior da Oposição, a percepção de uma evolução para uma mudança significativa, já se fala na Refundação do Estado, e o Povo já sente que sopram novos ventos da governação. Distribuição de sementes e fertilizantes aos pequenos agricultores, centenas de salas de aula em fase de acabamentos, novos hospitais, e o Senhor Presidente da República, pessoal e diretamente empenhado na produção de medicamentos em Angola.

As relação bilaterais com a União Europeia, ainda não atingiram o estágio que desejam ambas as partes, porque a Europa atravessa uma fase conturbada, mas Angola será, seguramente, a plataforma dos investimentos na África Austral.

Há algo que a UNITA e o bacharel tirano psicopata intrujão ACJ “Betinho”, devem explicar ao País, é estranho e criminoso, que convergência há com Venâncio Mondlane, para que este lunático se arrogue no direito de falar de insultar Angola e agredir de forma infame o nosso Chefe de Estado? Serão os fundos do narcotrárfico e do fundamentalismo expansionista islâmico?

A Refundação do Sistema de governação tem de assentar num Regime plasmado livremente pelo Povo numa Nova Constituição, numa Nova República.