Uma ferramenta de pesquisa do Google chamada NotebookLM viralizou graças a um recurso que transforma documentos de texto em conversas no estilo podcast.
O propósito inicial da ferramenta — lançada em 2023 — era oferecer algo parecido ao ChatGPT, ajudando os utilizadores a explorar um conjunto específico de dados, como páginas da Wikipedia ou pesquisas mais aprofundadas.
No mês passado, entretanto, o Google lançou uma nova funcionalidade chamada Audio Overview que consegue transformar esses conjuntos de dados em diálogos com total fluidez — e às vezes até engraçados.
Na prática, as pessoas inserem os comandos e 2 hosts de IA iniciam uma discussão “aprofundada”, “resumindo o material, fazendo conexões entre os tópicos e até fazem piadas”, segundo o Google.
Certas conversas, inclusive, possuem até pausas como “humm” e “tipo”, comuns em conversas entre humanos.
Qual a relevância disso? O NotebookLM — por ora gratuito — é um dos primeiros sucessos virais dos muitos esforços do Google para transformar a sua IA Gemini em produtos que agilizem o trabalho.
Com o sucesso desta ferramenta, o Google já está a trabalhar para ajustar a duração, formato, vozes e, até mesmo, idiomas do “podcast”.