Sinais Encorajadores

ByKuma

23 de Janeiro, 2024

A tribo da maledicência, onde abundam arquitetos de obras feitas, acotovelou-se no escárnio quando se falou de Ombaka como a futura Califórnia de Angola. Riram-se, debocharam, semearam desânimo, combateram a autoestima, estamparam a sua vacuidade no anedotário nacional.

A ignorância tem um preço, não crê, mas a maldade destrói, mas o tempo tudo edifica, é implacável e não se compadece com tibiezas oportunistas. Quanto custou a Califórnia? Sangue, suor e lágrimas, esforço, sacrifício, crença, momentos de incerteza na certeza de um amanhã conseguido.

Claro que essa gentalha de obras feitas, como o bacharel tirano psicopata ACJ “Bétinho”, escolheu a Califórnia de Benguela para férias natalícias, postou para os amigos fotos de belas praias, mas daquilo que brota da capacidade humana e da gestão governamental, nem uma palavra.

Ombaka tem dos melhores Resorts para captação de turismo qualificado, está a exportar peixe congelado e em conserva, exporta feijão, abastece o país de tomate e prevê uma safra de 78 mil toneladas de trigo. O Vale do Cavaco já exporta manga, banana, papaia, hortícolas, e do Monte Belo já sai amanás para o país inteiro.

Temos o pujante Porto do Lobito em crescendo nunca visto, o CFB a funcionar, parques industriais de relevo no Lobito, Benguela, e Catumbela, onde sobressaem as instalações fabris da Cuca e da Coca Cola.
Ombaka está ligada ao Sumbe por asfalto, via Canjala, à ao Lubango via Chongorói, ao Huambo com duas vias, Bocoio, Balombo, Alto Hama, e Cubal, Ganda, Ukuma, Caála. Tem em fase terminal a marginal que liga Ombaka ao Namibe via Lucira.

A província dispõe ainda de duas barragens hidroeléctricas, Biópio e Lumaum. Tem um parque escolar de eleição, desde o ensino básico e secundário, várias universidades e o Instituto PIAGET. Tem uma rede hoteleira incomparável, e um Aeroporto Internacional na Catumbela.

Claro que este percurso é longo, difícil, perderam-se sinergias, desbaratou-se tempo e investimento, há necessidades de acertos, correções, mas até nisso os abutres encontram oportunidade para mostrar a sua insaciabilidade pela podridão, é por isso cada vez mais urgente dar vez aos que acreditam e querem abraçar um tempo novo.

Pelo futuro, urge a Nova República…!!!