Ainda os Irritantes

ByKuma

18 de Novembro, 2023

Amiúde somos confrontados com o desconforto de seculares vícios que afrontam a evolução dos tempos a novos comportamentos. África é dos africanos como a Europa é dos europeus, Angola é dos angolanos como Portugal é dos portugueses, uns e outros não podem ser esgoto de gente desonesta nem amparo de quem se julga impune ou pensa que África é terra de refúgio de bandidos.

Na sequência da demissão do Primeiro Ministro de Portugal, desfraldou-se uma onda de corrupção com consequências devastadoras. Num dos casos em simultâneo foi constituído arguido o seu chefe de gabinete Vítor Escária, transportado para a prisão da Polícia até ser ouvido pelo juiz. Entretanto no decurso da investigação e buscas domiciliárias, foram descobertos entre livros e vinhos, no seu gabinete, 78.000 Euros em notas.

Para nós não é relevante a maka de Vítor Escária com a justiça portuguesa, mas passou a interessar quando o arguido revelou ser fruto de trabalhos efectuados em Angola. 
Quem pagou? Como saiu essa soma de Angola? A PGR e a Autoridade Tributária de Angola nada têm a dizer sobre o assunto? A Embaixada de Angola em Lisboa não pugna para que o País não seja tido como um paraíso selvagem? 

O respeito mútuo, os laços de cultura, de consanguinidade, as reciprocidades tão apregoadas em momentos solenes, os brindes em banquetes com discursos bonitos, esbarram nas movimentações ocultas e cumplicidades estranhas, que minam o essencial, cavando distâncias entre observações populares.

Quantas viagens fez o PGR de Angola a Portugal? Manuel Vicente vive luxuosamente no Dubai, Dino é vizinho dele, Kopelipa é homenageado no MPLA, e Isabel dos Santos e Fernando Teles acabam de fazer um negócio de 350 milhões de Euros como o ABANCA, na venda da totalidade do banco EuroBIC.

Enfim, passou o primeiro mandato de João Lourenço, esgotou-se o primeiro ano da sua reeleição, o Governo vem alcançando metas importantes nacional e internacionalmente, mas há bloqueios internos que não desarmam os seus intentos, a iniciativa de higienização estrutural do país só pode partir do Senhor Presidente da República, a receita é antiga, é essa uma particularidade da República, depois de infectada, quanto mais tardio o tratamento, mais difícil e arriscada é a cirurgia.

Pela Nova República…!!!