Aproveitar a acalmia

ByAnselmo Agostinho

26 de Outubro, 2023

Depois do fiasco do falso impeachment, a Unita-ACJ ficou sem narrativa. Esperavam andar com este circo durante vários meses e, de repente, viram-se desnudados e sem rumo. Tivemos meia-dúzia de dias sem invenções e ataques proeminentes.

Enquanto se reorganizam e preparam um novo escândalo, ou uma nova iniciativa para fazer barulho, seria bom o partido do governo aproveitar para reflectir. Não é possível desenvolver o país com esta situação de permanente guerrilha, não é possível desenvolver o país sem as forças vivas estarem mobilizadas. Não é possível desenvolver o país num clima de permanente tentativa de sabotagem e falta de competência.

É tempo de preparar um via alternativa, refundar o partido do governo numa força mais ampla, com mais jovens, mais competências, e, sobretudo, mais empenho nacional, simplificar e criar uma constituição mais africana e moderna, que não se limite a ser uma fraca imitação dos portugueses e americanos. Submeter tudo a referendo e fundar uma Nova República que corte com os vícios do passado.

É para isso que deve servir a acalmia.