Daqui a dez anos, muitos empregos estarão em alta; no entanto, isso depende de vários factores, como os avanços tecnológicos em todos os sectores, crescimento económico e desenvolvimentos sociais. Mas, quais serão os empregos que estarão em alta no início da próxima década?
Profissionais de saúde – Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde especializados serão muito procurados em 2030. A área médica tem continuado a expandir-se e os empregos são cada vez mais procurados.
Os avanços tecnológicos nesta área também têm uma forte possibilidade de abrir novas funções no sector da saúde.
Tecnologia – Os engenheiros de software, cientistas de dados e outros profissionais de tecnologia têm uma grande hipótese de um enorme crescimento de emprego até 2030. Este tem sido o sector com maior crescimento em termos de emprego nos últimos anos.
No entanto, existe a possibilidade de que os avanços tecnológicos possam eventualmente eliminar certas posições neste domínio, embora provavelmente não até 2030.
Energias renováveis – Os empregos na área das energias verdes e renováveis têm vindo a aumentar há muitos anos e estas indústrias continuam a crescer. É provável que haja procura de técnicos e engenheiros neste domínio em 2030.
A ameaça iminente e o impacto das alterações climáticas impulsionaram estes empregos e só os deverão fazer avançar ainda mais no futuro.
Educação – O sector da educação continua a crescer, especialmente no domínio da tecnologia. Nos próximos anos, haverá uma grande procura de educadores e formadores para novas formas de tecnologia. O ritmo acelerado das mudanças tecnológicas exige que os educadores formem pessoas em várias novas competências.
Especialistas em ambiente – Outro domínio que continua a crescer rapidamente num futuro previsível é o dos especialistas ambientais. A necessidade destes profissionais é mais um resultado das alterações climáticas na Terra. Os que trabalham na área da sustentabilidade também têm grandes probabilidades de ver o seu emprego crescer para além de 2030.
Comércio electrónico – O comércio electrónico é uma indústria em expansão. A recente pandemia fez disparar o foguetão desta indústria, que já estava a crescer exponencialmente.
As vendas online atingiram máximos históricos e esta tendência não deverá desaparecer em breve. Isto significa que a necessidade de profissionais de comércio electrónico será grande em 2030.
Realidade virtual e aumentada – Com exemplos como o Metaverso, a realidade virtual e a realidade aumentada, prevê-se que a procura de emprego continue a crescer. Este nicho da indústria tecnológica está apenas na sua fase inicial, mas é provável que venha a criar muitos novos empregos baseados na tecnologia.