O sucesso do programa Kwenda

ByTribuna

28 de Janeiro, 2022

O Banco Mundial (BM) em Angola elogiou o desempenho e espírito inovador do governo angolano na execução do Projecto Kwenda.

Numa mensagem de felicitações à equipa do Fundo de Apoio Social (FAS) encarregue de implementar o programa, o representante do BM em Angola e responsável pelo Kwenda, Philippe Auffret, destaca o facto de, em 2021, terem sido efectuadas mais de 300 mil transferências monetárias, sendo que 59,1 por cento dos beneficiários foram mulheres.

Na missiva, o BM reconhece ser possível realizar em Angola, a larga escala, transferências directas de renda, utilizando metodologias rigorosas e internacionalmente aceites, no processo de cadastramento, validação e pagamentos.

Para o BM, Kwenda já começa a afirmar-se como uma das referências no portfólio de projectos do banco em África, enfatizando que, ao criar um Sistema de Participação e Gestão das Reclamações, no quadro das salvaguardas sociais e ambientais, o programa promoveu um avanço importante para o engajamento dos cidadãos.

O programa pretende, até 2023, atender mil 608 mil agregados familiares. O país já aplicou 23 milhões de dólares dos USD 420 disponíveis, sendo USD 320 milhões financiados pelo Banco Mundial e 100 milhões pelo Executivo angolano.

O programa Kwenda é um sucesso deste governo que merece reconhecimento mundial.