Angola estreita laços comerciais com os Congos

ByTribuna

16 de Março, 2021

O Governo angolano continua na senda do desenvolvimento de políticas comerciais visando a elevação dos seus patamares de trocas com países vizinhos. Desta feita, foi definido um projecto que estabelece um corredor de negócios entre Angola, a República Democrática do Congo e o Congo Brazzaville com o intuito de dinamizar as trocas comerciais entre os três países.

De acordo com o Secretário de Estado para a Economia, Mário Caetano João, este projecto vai permitir aumentar o volume de negócios entre os empresários, destacando a comuna do Luvo como o centro da promoção dessas trocas comerciais.

Além disso, este corredor pode converter-se numa plataforma de desenvolvimento económico para os três países, tornando-se assim mais um impulsionador da comercialização dos produtos nacionais, incentivando a produção local, em detrimento da importação de bens essenciais.

Milton Reis, o Secretário de Estado do Planeamento, tem vindo a realçar que é fundamental para o país, conseguir atingir a auto-suficiência em produtos da cesta básica e outros bens essenciais para o consumo da população. Naturalmente que uma das alavancas essenciais para este incremento passa pelo PRODESI – Programa de Apoio à produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações – que tem como principal meta acelerar e diversificar a produção nacional.