Em barco à deriva anarquizam-se comandos, perde-se o rumo, estabelece-se a aflição, instala-se o caos, e todos têm razão. A UNITA está à deriva, não fora os fundos dos marimbondos e o rega-bofe barulhento actual daria lugar a uma paralisia silenciosa. Adalberto da Costa Júnior (ACJ) tenta a todo o custo, travar a realização de um Congresso que o mande para casa, o general Gato e Manuvakola seguram-se até ao momento das suas conveniências.
ACJ aproveitou o Natal para se aproximar da família no Porto, prevenindo-se assim de um possível regresso antecipado. Para isso continua com a sua nacionalidade portuguesa intacta, é um Direito Constitucional que lhe assiste.
Tchizé dos Santos já está filiada na UNITA, já tem cartão do Galo Negro emitido em Londres e as negociações com Abel Chivukuvuku para uma Ampla Coligação prosseguem em família na casa da Vila Alice. Zédu e Manuel Vicente querem que seja ele a liderar a Oposição contra João Lourenço.
Estes recentes acontecimentos separatistas vão transformar-se em femómenos recorrentes, disso aqui dei conta recentemente. A RDC é o berço do treinamento, o alvo principal é Cabinda, é o que mobiliza mais meios a partir de Luanda.
No Luanda Leaks seguem as investigações, aliás estão concluídas. Estão a ser compiladas, mas desta vez os alvos são, membros do actual governo e governadores provinciais, sobretudo os que foram corrompidos por Vicente/Sonangol, a partir dos escritórios da petrolífera em Londres.
A UNITA está a fazer um “forcing” em França para ajuda financeira ao Galo Negro com contrapartidas. Uma vez governo, o general Gato tem uma viagem aprazada a Paris; para isso já solicitou um encontro na petrolífera TOTAL. Jorge Sanguendi, membro da UNITA que está agora na embaixada de Angola em Paris colabora nestas movimentações.
Depois da reunião no Dubai em 27/12/2020 já era para haver mais desenvolvimentos em Angola vindos do exterior, mas os constrangimentos da Pandemia têm dificultado as movimentações. O Galo Negro continua a patrocinar a deslocação de ex-combatentes para o Caxito; está a ser fornecida alimentação e incentivados para a caça.