Calculistas Idiotas

ByKuma

3 de Dezembro, 2024

É, não é, pode ser, depende, com jeito até pode ser, é o desejo e uma ambição antiga, mas a gestão de egos pode criar incompatibilidades, o terreno e o espaço é fértil e há muita gente a lançar semente à terra para conquistar o espaço, há muito tempo para que a realidade traga à tona os espinhos letais do crivo que inevitavelmente nos leva a pensar que a ansiedade traiçoeira começou o baile cedo demais.

Higino Carneiro prepara o primeiro round para o assalto à presidência da república, o marketing foi entregue a profissionais liderados por uma técnica em comunicação natural de Calulo, Iolanda Ruth, que para primeiro passo vai ser o assumir que não quer, tem muitos afazeres, embora vá refletir pela pressão de muitos militantes do MPLA que desejam que ele avance, tomará uma posição definitiva após o Congresso do Partido, só que contra João Lourenço ninguém avança, sem o atual Presidente da República, o Higino Carneiro  sabe que não faltam nos seus “ditos” apoiantes quem não queira avançar, é essa hipótese que faz Higino Carneiro vir a público marcar o lugar, dizendo que agora não.
Coincidência ou talvez não, é o facto de na equipa que prepara a pré-candidatura, está Aida Castro, que é uma das profissionais a trabalhar para Eduardo Mondlane em Moçambique, isto para mau começo do homem de Calulo, que tem como tema da sua visão de vida, a ideia que o dinheiro compra tudo, diz um amigo próximo que gere o património imobiliário do mesmo em Paris.

Estranho é também a aproximação cada vez mais intensa de Abel Chivukuvuku, com os plutocratas investidores da desestabilização,e simultâneamente vai-se apoderando a FPU,isto quando o Bloco Democratático já saltou fora,e a queda do bacharel tirano mentiroso psicopata ACJ “Betinho” na UNITA, é mais do certa em 2025, a campanha interna no Galo Negro já começou, e os fundamentalistas, tradicionalistas, já têm a oligarquia déspota familiar, com prioridade para correr com os intrusos, do Congresso electivo em 2025, vai renascer ou rejuvenescer a UNITA tribalista, separatista e politicamente musculada.

Retirando Francisco Viana, que não é peixe nem carne, é uma cebola podre nauseabunda, Chivukuvuku diz que já tem 16 deputados na Assembleia Nacional, com este cenário e o ressurgimento dos rostos gastos e rotulados de causadores de tanta desgraça, prevejo que sem o “maninho Abel” o Galo Negro náo elegerá mais de 50 deputados em 2027.

Vejamos o cenário atual: O filho do Chilingutila, Elingui Chilingutila, economista formado em França, não quer nada com a UNITA. Os familiares de Raúl Danda, nem querem ouvir o nome da UNITA, causa-lhes náuseas. Os filhos de Jonas Savimbi não querem nada com a atual liderança do Partido. Em vários municípios do País, a UNITA simplesmente perdeu representantes, sentiram-se marginalizados com o Partido enclausurado na capital, esquecendo por completo as suas origens, depois de um somatório de promessas cujas expectativas causaram sofrimento e muita dor.

Há um espaço cansado por discursos vazios que se aproximam da ilusão, tornam-se tóxicas e com tempo destruíram algo tão valioso em política como a honra e a probidade: a confiança!

Há muita gente que já não vai atrás de palavras balofas, que rejeita um caminho de regresso ao passado, gente com a pele suada em lágrimas do abandono e do esquecimento. gente maltratada pela solidão de quem os deixou sós, gente que está a atravessar um deserto para esquecer para nunca mais encontrar o Galo Negro que tanto os enganou.